A Peônia é, sem dúvida, a prova de que a natureza demonstra sua perfeição nos detalhes. Veja como cuidar dessa flor robusta e majestosa. A peônia é uma planta perene e que apresenta mais de oitenta espécies diferentes e híbridas. Trata-se de uma flor exótica e que costuma chamar muito a tenção de artistas, amantes de flores e também decoradores.
Desse modo, se você pretende plantar e cultivar peônias em casa, seja no interior ou no jardim, a melhor coisa é conhece-la melhor. A seguir, vamos falar sobre seu significado, origem, como plantar e cuidar e suas cores.
Significado e Origem da Peônia
Em síntese, a planta na qual floresce a peônia tem sua origem na Ásia, mas também é nativa do Canadá, região sul da Europa e oeste dos Estados Unidos.
No entanto, hoje em dia, a flor peônia pode ser encontrada facilmente em qualquer parte do planeta, inclusive em regiões com clima temperado.
Por mais de dois mil anos cultivou-se essa planta por acreditar em seus prováveis efeitos para fins medicinais. Nesse caso, a peônia era usada para tratar crises na vesícula e epilepsia.
Hoje em dia usamos mais as peônias em projetos de decoração e o principal motivo para isso é que ela oferece grande diversidade de cores. Contudo, antes de começar a cultivá-la ou usá-la para decorar ambientes, vamos conhecer melhor esta que é uma das principais plantas para jardim.
Comecemos então falando sobre seu significado. Estamos diante de uma flor cuja ideia das flores é muito forte, ou seja, ela é uma flor que encanta ao ser vista.
Acredita-se que ela te um significado especial relacionado à saúde e a cura. Isso porque seu nome tem origem em Peón, personagem de um mito grego. Nesse mito, Peón fora salvo por Zeus, da ira do temido Asclépio.
Asclépio era o deus da medicina e da cura e após combater contra Zeus, foi transformado em uma peônia.
Contudo, existe outro mito grego que faz referência às peônias. Nestes, seus arbustos robustos, ajudavam a esconder a nudez das ninfas. Desse modo, outro significado da flor é a timidez.
Em alguns países como, no Japão e na China a simbologia dela é diferente e a mesma significa nobreza e riqueza. Em suma, não importa qual a parte do mundo, as peônias estão relacionadas a uma vida feliz.
Como plantar e cuidar de Peônias
A peônia tem uma floração bastante curta: ocorre no final da primavera e dura até o começo do verão. A princípio, a peônia possui floração bem curta, ou seja, ocorre entre o final da primavera e o início do verão.
Se cultiva em jardim, é uma planta que não demanda tantos cuidados e atenção. Além disso, a mesma sobrevive bem aos invernos mais rigorosos.
Devemos plantar a peônia em local com boa luminosidade ou com meia sombra. Além disso, o solo precisa ser fértil, bem drenado e neutro.
Você só precisa protegê-la de vento forte e plantá-la longe de árvores robustas e arbustos. Isso porque pode haver competição no solo por nutrientes. Além do cultivo em jardim, as peônias são utilizadas em arranjos florais e é uma incrível opção para buquês de casamento!
Cores da Peônia
Agora que você já tem informações sobre a peônia e aprendeu como cultivá-la, conheça suas cores.
Peônia Rosa
Peônia rosa: vínculo afetivo, sentimento amoroso e romance;Peônia Branca
VEJA:
❤️ Conta pra gente: O que você achou desse artigo?
💬 Sua opinião é importante para nós!